top of page
Buscar
  • Foto do escritorGabriel Souza

Desafios da educação inclusiva são debatidos no Seminário Crescendo Juntos

Pedagogo reflete sobre o papel do professor na sala de aula e a construção de uma escola para todos.


O professor Lino de Macedo, pedagogo, doutor e especialista em Psicologia do Desenvolvimento abriu o Seminário Crescendo Juntos, iniciativa da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME-RN), nesta segunda-feira (28), no Teatro Riachuelo em Natal-RN.

Com o tema “Como construir uma escola para todos”, o palestrante refletiu sobre a construção de uma escola inclusiva onde o projeto curricular leva em consideração pilares socioculturais e pedagógicos no processo de aprendizagem.



Segundo Lino de Macedo, a construção de uma escola para todos passa por uma análise do espaço, tempo, objetos e relacionamentos, destacando a importância da troca de experiências entre professores e alunos.


A inclusão adequada das ferramentas digitais no dia a dia da sala de aula também foi debatida. Especialista na proposta construtiva do pensador Jean Piaget, o palestrante acredita que os alunos “imitam” seus professores, ou seja, observam, se inspiraram e reproduzem suas práticas. Por isso, é necessário fazer uso desses recursos na escola com essa consciência.


Lino encarrou sua apresentação destacando a importância de encontros como o Seminário Crescendo Juntos para formação continuada dos educadores. “O professor é um transmissor de conhecimentos científicos e precisa se qualificar continuamente para isso. Assim, a escola será um ambiente rico em saberes”, disse.

Comments


bottom of page