
O desafio de ensinar e refletir sobre práticas de aprendizado consiste em um processo que contínuo. Ensinar, acompanhar, avaliar e reensinar é o papel que deve ser desempenhado pelo educador para formação de bons cidadãos. Esta foi uma das falas do Doutor em Educação, Cipriano Luckesi, durante o evento de educação.
Com o tema “Avaliação na educação: uma reflexão sobre a prática”, o professor Luckesi convidou a plateia composta por centenas de profissionais da educação a refletir sobre métodos de ensino que estimulem a aprendizagem, tornando-a estimulante e satisfatória.
Dentre as características fundamentais do ato de avaliar a aprendizagem nas escolas, Luckesi destacou quatro pontos cruciais: Dados essenciais ensinados; linguagem compreensível; compatibilidade entre ensinante e aprendente em termos de conteúdo, habilidades e ação; e por último, a precisão. Essas características permitem uma avaliação abrangente e integrada ao processo de educação.
O Doutor em Educação explica ainda que ter um olhar diagnóstico no dia a dia é essencial para resultado da avaliação. Compreender as dificuldades, bem como as habilidades de cada aluno e norteá-los nas áreas que necessitem de mais atenção.
Por fim, Luckesi fez um apelo aos profissionais da educação: “cuidem dos seus alunos, ensinem, não reprovem. Ensinem quantas vezes forem necessárias”, finalizou.
Cipriano Luckesi é licenciado em Filosofia, bacharel em Teologia, mestre em Ciências Sociais e doutor em Educação. Seu campo de atuação atinge os seguintes temas: filosofia da educação, teoria do ensino, didática, educação e ludicidade e avaliação da aprendizagem escolar.
Comments