top of page
Buscar
  • Foto do escritorGabriel Souza

Socióloga Loudes Atié reflete sobre mudanças no ambiente escolar pós pandemia

Educadora defente revisão curricular na busca por transformar a escola em um verdadeiro espaço de aprendizagem



Desacelerar e focar no que transforma o ambiente escolar em um verdadeiro espaço de aprendizagem, enfatizou a socióloga e educadora Lourdes Atié durante sua participação no Seminário Crescendo Juntos. Segundo ela, é preciso desburocratizar a educação e torná-la mais dinâmica. “Menos testes, projetos e reuniões, e mais currículo significativo, tempo para aprender e acolher”, disse.


Com o tema “Sapateiro faz sapato. Professor faz gente!”, a socióloga realizou muitas considerações em relação a jornada de trabalho do professor, o respeito ao tempo individual de aprendizagem dos alunos e os impactos da pandemia de COVID-19 na escola.


Segundo Atié, o modelo escolar antes da pandemia já era sobrecarregado e pouco mudou no mundo pós pandêmico. “Não tivemos oportunidade de aproveitar o momento para fazer as mudanças que sonhávamos”, mas foi nesse período de incertezas que a sociedade aprendeu o valor da educação como caminho para combater a barbárie.



“O que muda a realidade é o trabalho árduo que realizamos todos os dias”, disse a socióloga, convidando os educadores a serem criativos e refletirem sobre sua atuação no meio escolar.


Aplaudida de pé pelo público, Loudes Atié finalizou sua participação fazendo referência a frase de Madalena Freire, filha de Paulo Freire: “Você está onde você se coloca”.

Comments


bottom of page